Dance with me?! Trend alert: a sapatilha

Tendência: a bailarina e sua sapatilha.

A fantasia criada à volta do mundo encantado das bailarinas, que fez e faz parte de um grande número de meninas e meninos de tenra idade (exclui-se aqui todas as imposições paternais só porque acham bonito e frou frou), tem dado os ares de sua graça nas passerelles e editorias de moda nas últimas temporadas. Mas entre as saias de tule, tops de treino cruzados no peito e tamanhos midi de malha fluida e solta, os sapatos têm ganho especial destaque.

Eles são o passaporte com carimbo garantido para aderir ao mundo da fantasia com conforto, estilo e elegância. Esqueça a sapatilha lace up que tem visto nas últimas temporadas: as tiras de couro estreitas aliadas a um modelo pontiagudo, que fizeram furor pelas mãos de Aquazzura, foram substituídas com pompa e circunstância pelas sapatilhas mais literais da Miu Miu na coleção de verão que agora termina no hemisfério norte.

Sapatilha Miu Miu SS16. Fotos: Gianni Pucci / Indigitalimages.com - via Vogue: http://bit.ly/2aGnRy6

Sapatilhas Miu Miu SS16. Fotos: Gianni Pucci / Indigitalimages.com – via Vogue: http://bit.ly/2aGnRy6

Mais redondas, de aspecto maleável, com tiras largas de cetim ou outros tecidos. É o que dita Miuccia Prada, que para além do glamour de modelos em veludo e pedrarias, acrescenta ao cardápio versões mais rocker e ousadas. E se Miuccia diz, o povo escuta e agradece, até porque ela tem esse poder de “nos adivinhar”! A tendência que, seguindo os ensinamentos e conforto do sporty, se debruça mais sobre os bastidores e ensaios, do que sobre a fantasia e magia apoteótica dos grandes espetáculos, começa a democratizar-se e a chegar às lojas dos comuns, mais mortais. Com modelos inspired para vários gostos e personalidades.

bailarinas

Dicas de styling? Use-as como qualquer outro sapato de que goste muito. Dá-se preferência a calças curtas, largas ou justas, saias e vestidos, do midi ao curto, para que a sapatilha brilhe sobre a sua perna e assuma o seu papel principal para os aplausos!

 

 

“O corpo é uma roupa sagrada”

–  Martha Graham (1894-1991), dançarina e coreógrafa, considerada a bailarina no século em 1998.

Helena Branquinho
www.helenabranquinho.com

Tendências

11 junho 2018

Helena Branquinho

Helena Branquinho​ ​é nossa colunista convidada. Uma portuguesa radicada em Belo Horizonte, que dividirá sua paixão - ​a ​moda - conosco, através de um olhar transatlântico e textos com delicioso sotaque português. Você pode conhece-la melhor em seu blog www.helenabranquinho.com e também no instagram. @helenabranquinho.