Roupas para trabalhar no verão: quebre (pré)conceitos | Jardin.

Inspirações

26 agosto 2016

Helena Branquinho

Helena Branquinho​ ​é nossa colunista convidada. Uma portuguesa radicada em Belo Horizonte, que dividirá sua paixão - ​a ​moda - conosco, através de um olhar transatlântico e textos com delicioso sotaque português. Você pode conhece-la melhor em seu blog www.helenabranquinho.com e também no instagram. @helenabranquinho.

Roupas para trabalhar no verão: quebre (pré)conceitos

NOS VESTIR COM ROUPAS PARA TRABALHAR NO VERÃO PODE SER MAIS SIMPLES E PRAZEROSO DO QUE IMAGINAMOS!

inspiracão roupas para trabalhar verão 2017

>> Sugestão de looks Jardin. por Helena Branquinho: blusas de mistura de seda, saia midi em cetim de viscose, calça ampla e vestido com recortes vazados bicolor

Para quem sempre morou num país, no qual a maior parte do ano se trabalha com temperaturas baixas, parece óbvio que um guarda roupa corporativo de inverno é bem mais fácil de se conseguir, do que nos prepararmos diariamente para enfrentar o trabalho a altas temperaturas sem perder a make, se desmantelar no carro e garantir uma imagem profissional sem derreter… até ao fim do dia!

Claro que nesta função de se manter compostura, ajudam também os “ares condicionados” que a modernidade nos trouxe, para nos sentirmos gente, mesmo com termômetros altos. Mas, nem sempre, esse aparelhinho mágico faz parte do nosso local de trabalho ou nos acompanha nas funções diárias. E, para o bem e para o mal, temos que enfrentar a realidade de que trabalhar com calor não é fácil, e nos vestir adequadamente sem quebrar dress codes, nem conceitos profissionais, nos parece ainda menos simples!

Quem não quer sair de casa todo dia com microshorts, regatinhas e havaianas no pé? Afinal, o sol convida mais para a beira-mar, piscina e clima de férias, do que para sentar numa mesa de trabalho! Na verdade, enfrentar um look diário corporativo parece contranatura e quase desumano… Para superar o trauma do ‘look de trabalho / look corporativo / dress code de trabalho’ que parece uma barra pesada, o meu desafio hoje é trazer sugestões que respondam a locais de trabalho mais exigentes, desconstruindo a idéia do ‘terno’ ou ‘blazer’ e o sofrimento do ‘sem graça’.

Equilibre a praia com o escritório!
Não precisa de roupa de praia para se sentir fresca e confortável, nem de terno completo para ser profissional. Opte por tecidos naturais que deixam o corpo respirar, como o linho e a seda, e shapes mais soltas e fluidas com menos tendência a colar no corpo e a incomodar.

Peças estruturadas acompanham melhor as profissões de rigor como a advocacia e cargos financeiros ou de direção. Mas pode equilibra-las, sem se enfiar numa armadura socialmente correta. E… uma saia plissada, para além de trendy, nunca foi deselegante ou passou mensagem errada…

inspiracão roupas para trabalhar verão 2017

>> Sugestão de looks por Helena Branquinho

Não somos rebanhos!
Cada vez mais se dá importância às características individuais de cada pessoa e àquilo que ele ou ela pode acrescentar de diferente numa empresa. Traga isso para a sua imagem profissional, acrescentando aquele detalhe só seu.

Saia fora da caixa! Nem só de blazers e ternos se faz o look do respeito.
Peças de alfaiataria são sempre bem-vindas, mas não precisa escolher peças caretas ou o blazer de 15 anos atrás, só porque é clássico e profissional. Às vezes, um casaco dentro de portas até é bem-vindo para acompanhar o suplício masculino de se usar terno completo, sempre compensado com o ar condicionado exagerado. Mas você pode substituir o tradicional blazer por uma peça de cortes retos e minimalistas, alfaiataria oversized ou até por uma peça com um detalhe diferente, como um bordado modesto.

Permita-se cores claras:
Cores neutras e escuras estão ligadas a maior rigor e, teoricamente, impõem mais respeito por criarem um certo distanciamento. Mas, no verão, vestir escuro pode ser um suplício! Troque as cores escuras por cortes mais retos, para manter o rigor, e permita-se cores claras, que para além de serem mais comunicativas, transmitem uma sensação mais fresca ao olhar. Para você e para os outros!

inspiracão roupas para trabalhar verão 2017

>> Sugestão de looks por Helena Branquinho

A pantacourt não é fashionista!
A pantacourt não é uma peça fashionista, de modas e modices de rua, que não pode pisar no escritório! É uma calça mais curta que deixa as suas pernas mais livres, o mundo mais respirável e a vida tão mais fácil, quanto elegante! Um modelo de alfaiataria não tem erro e é até a forma mais adequada de estar comportada, sem morrer dentro de umas calças.

inspiracão roupas para trabalhar verão 2017

>> Sugestão de looks por Helena Branquinho

A evitar em qualquer situação:
Decotes profundos, transparências exageradas, saias, vestidos ou shorts muito curtos, assim como maquiagens demasiado marcantes. Porque você é livre, mas não se esqueça de que, no seu local de trabalho, você também representa uma entidade e está ao seu serviço. O equilíbrio é o seu melhor amigo.

A mentalidade das pessoas à sua volta muda, depois de mudar a sua.

Helena Branquinho
www.helenabranquinho.com