O designer dos sonhos: Dior no Victoria & Albert - Jardin.

Inspirações

03 abril 2019

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Tags

O designer dos sonhos: Dior no Victoria & Albert

Um dos nomes fundamentais da História da Moda, Christian Dior resgatou a opulência e a feminilidade no pós-Segunda Guerra quando as roupas já não tinham tanta importância assim. Saias e vestidos volumosos, tailleurs de cintura marcada e bordados fizeram as definições do glamour clássico, e do couturier francês um designer de sonhos. Poucos sabem, mas depois da França, o país que Dior mais admirava era a Inglaterra. Por isso, não haveria lugar melhor para celebrar esse legado do que o Victoria & Albert Museum, em Londres, que tem uma das maiores galerias de História da Moda no mundo, e por onde já passaram Maisons como Chanel, Versace e Yves Saint Laurent.

As formas do designer de sonhos Christian Dior

As silhuetas mil nos modelos de alta costura Dior, na exposição “Christian Dior: Designer of Dreams”

Mais de 200 modelos de haute couture da grife, vindos do acervo do museu e dos arquivos da Maison Dior, vão ficar expostos até 1o. de setembro deste ano por lá. E não são só eles, mas também acessórios, vídeos e fotografias de moda, junto com maquiagem e revistas originais da época para ilustrar e fazer com que assim, o público compreende o contexto criativo que fez de Dior o designer dos sonhos femininos na década de 40.

Destaque especial para os acessórios: o icônico chapeleiro inglês Stephen Jones faz chapéus que são verdadeiras esculturas para a maison há anos, durante a passagem de vários estilistas pela casa, e há uma seção dedicada só a eles. Além de uma programação paralela com a exibição do documentário Dior e Eu comentada pelo diretor, e uma palestra que comenta o diálogo entre as coleções criadas por Dior e os interiores de suas casas. Num tempo em que o street capta todas as atenções da moda, essa mostra prova que o atemporal sempre terá seu espaço.

Fotos: Victoria & Albert Official Site