O desejo de moda é agora: Instagram e as fashion weeks - Jardin.

Inspirações

26 junho 2019

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

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O desejo de moda é agora: Instagram e as fashion weeks

Até os anos 2000, as semanas de moda masculinas eram quase coadjuvantes frente às bem mais populares semanas de moda femininas e seus vários segmentos: prêt-à-porter, alta costura, resort e pre-fall. Na última década, a masculinidade passou a ter um novo significado, e os homens passaram a consumir moda com um novo olhar. Além disso, os movimentos mais interessantes do mundo fashion hoje, como as leituras contemporâneas do streetwear e do minimalismo, encontram mais espaço nos desfiles masculinos. E, com o Instagram como principal aliado da moda, a rapidez da cobertura dos desfiles torna o desejo de moda instantâneo, para homens e mulheres.

desejo de moda

Looks femininos pontuam os desfiles masculinos há algumas temporadas: aqui, o aclamado desfile do francês Jacquemus na temporada masculina Verão 2020, em Paris

A temporada masculina do verão 2020 mostrou a força definitiva dessas mudanças. Já há algumas temporadas, looks femininos pontuam a passarela deles e costumam roubar a cena. Isso é reflexo do interesse das mulheres ligadas em moda por esse novo lugar das coleções masculinas e, mais do que isso, do desejo de moda presente no agora: com desfiles de moda pensados não só para a plateia de celebridades e fashionistas, mas principalmente para ter força imagética para dominar o feed do Instagram. O francês Simon Porte-Jacquemus e sua marca, a Jacquemus, ganharam notoriedade no boom desta rede social e não foi à toa. O então novo talento da moda parisiense passou a usar seu feed do Instagram para criar narrativas visuais sobre suas coleções que trabalham com maestria as silhuetas minimalistas, de maneira estruturada, fluida ou utilitária.

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O visual masculino da Jacquemus é clean e utilitário, numa paleta de cores sob medida para o Instagram

Além do DNA da Jacquemus estar em total sinergia com um dos desejos de moda de agora, um minimalismo que vai do fluido ao oversized sem deixar a sensualidade de lado, o reforço da identidade da marca com desfiles instagramáveis se consolidou nesta temporada masculina. Comemorando dez anos de carreira na moda, Jacquemus levou uma passarela rosa choque para campos de lavanda no Sul da França, próximos à sua cidade natal. Não é preciso dizer que esse cenário ganhou o mundo via Instagram, e atraiu muita atenção para o desfile. E o que foi mostrado na passarela trouxe ainda mais da força imagética da marca, com as linhas clean pontuadas por peças oversized, sobreposições inteligentes e fluidez, na paleta de cores do momento, que equilibra os tons pastel e as cores acesas. A Jacquemus dá o caminho para as semanas de moda hoje: as coleções e a imagem de moda devem ser uma dupla afiada e coerente.

Fotos: Alessandro Viero (Gorunway.com) via Vogue Runway