Moda e esporte: convergência no estilo e na tecnologia

O flerte entre moda e esporte vem desde muito antes dos novíssimos tecidos tecnológicos. Nos anos 1920, Coco Chanel passou a usar jérsei em suas peças, malhas antes usadas só para trajes esportivos. Na mesma década, o francês René Lacoste levou as camisas polo das quadras de tênis para as ruas e fez um império da moda com seu nome.

Hoje, grandes marcas esportivas investem em parcerias com estilistas e na pesquisa de matéria-prima de performance esportiva. A proposta é unir criatividade e tecnologia. A alemã Adidas mantém há mais de uma década uma linha criada em parceria com a estilista inglesa Stella McCartney. Já a Nike tem a NikeLab, linha que une design de ponta com materiais altamente tecnológicos.

moda e esporte: campanha da coleção de verão 2013 da linha Adidas by Stella McCartney, que une performance esportiva ao alto apelo de moda

Campanha da coleção de verão 2013 da linha Adidas by Stella McCartney, que une performance esportiva ao alto apelo de moda

Neste ano olímpico, a NikeLab resolveu celebrar os Jogos e o esporte com uma colaboração com o estilista italiano Riccardo Tisci, da Givenchy. Tisci já assinou modelos de tênis (desejadíssimos, aliás) para a linha e agora elabora abrigos esportivos. A tecnologia é que une moda e esportes: expertise da Nike, materiais como Flyknit e Dri-FIT recebem estampas assinadas pelo italiano.

A coleção NikeLab x RT: Training Redefined tem duas linhas: uma nos tradicionais preto e branco, muito presentes no DNA de Tisci; já outra inspirada na flora de três paisagens centrais para seus criadores. Oregon, cidade da Nike, Taranto, cidade natal de Tisci e o Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos de 2016, tiveram suas flores transformadas em estampas caleidoscópicas pelo designer. As peças também procuram trazer novas soluções de performance, como silhuetas 2 em 1. Pelo visto, as parcerias da linha com nomes das passarelas não devem acabar tão cedo. O brasileiro Pedro Lourenço e o francês Olivier Rousteing, da Balmain, também assinaram peças para a NikeLab.

moda e esporte: estampas de florais sobrepostos colorem os abrigos esportivos da parceria da NikeLab com Riccardo Tisci

Estampas de florais sobrepostos colorem os abrigos esportivos da parceria da NikeLab com Riccardo Tisci

Fotos: Reprodução/whoknowsfashion.com, highsnobiety.com e vogue.com

Inspirações

30 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!