Marcel Franck e a tradição do design art déco

No início do século XX, os movimentos artísticos passaram a definir cada vez mais as tendências no design. Seja na moda, nos objetos ou no mobiliário, estilos como o art nouveau e o art déco inspiraram peças que são sinônimos de elegância e modernidade até hoje. Um grande exemplo são os vaporizadores e perfumes Marcel Franck, que são pequenas obras de art déco desde 1882. Léopold Franck percebeu o desenvolvimento da perfumaria e dos vaporizadores artesanais feitos para as fragrâncias, e resolveu fazer disso um negócio. Iniciou a produção industrial de vaporizadores e embalagens, que em 1907 passou a ser capitaneada por seu filho Marcel.

Marcel Franck vidros de perfume

Depois de assumir a fábrica de vaporizadores do pai, Marcel Franck investiu em embalagens de vidro e cristal assinadas por grandes artistas

Marcel passou a investir cada vez mais nas embalagens de vidro, além das próprias fragrâncias. Assim, grandes nomes do artesanato em vidro e cristal, como Baccarat e Lalique, se tornaram parceiros da fábrica. A marca Marcel Franck passou a ser conhecida mundialmente como sinônimo de luxo e exclusividade. A inovação também era uma característica forte e, em 1912, Marcel criou o primeiro vaporizador portátil, para viagens. Os produtos também se tornaram os preferidos de ícones da época e de todos os tempos, como Charlie Chaplin. Foi para ele que, em 1926, a marca criou o primeiro vaporizador de bolso.

Marcel Franck best sellers

Os atuais sucessos da Marcel Franck: sprays para a casa e fragrâncias travel size

Até os anos 80, a marca se manteve em alta no mundo do luxo mas, infelizmente, na década seguinte, ficou adormecida. Porém, a tradição não morreu: em 2012, o neto de Marcel Franck, Bernard Dennery, trouxe a grife de volta. Agora, ela é mantida com duas linhas: home sprays e vaporizadores de bolsa. A atenção à artesania herdada do avô continua presente, mas divide espaço com materiais modernos, para injetar contemporaneidade no produto. A filha de Bernard, Stephanie, empresta sua energia jovem às fragrâncias de bolsa. Esses mimos preciosos podem ser encontrados hoje na loja online da grife ou em selecionadas perfumarias pelo mundo.

Fotos: Reprodução/Jeri Schwartz Antiques e Marcel Franck | Paris 1882 | Luxury Perfume Atomizers

Inspirações

30 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Tags

arte, design