Leveza, cor e sonho na alta costura da Valentino

A alta costura foi feita para fazer a moda sonhar, ainda que poucas mulheres possam levar os looks de sonho para a casa. No fim de janeiro, as propostas da couture para o verão são apresentadas para a imprensa e para suas seletíssimas compradoras, e um desfile chamou atenção.

A Valentino mostrou uma coleção cheia de leveza, com shapes longilíneos, plissados e toques impactantes de cores e bordados. Foi o primeiro voo solo de Pierpaolo Piccioli, que dividia a direção criativa da marca com Maria Grazia Chiuri, agora na Dior.

Alta costura

Plissados e separates, além de brilhos bem colocados, fazem a coleção da Valentino se destacar

A estética grega, de linhas limpas e retas, ganha vida com os plissados. Outra maneira de trabalhar as formas fluidas é com a aplicação de bordados em contraste com os tecidos. Isso vale para as formas geométricas e também para a flores e folhagens. E Piccioli não cai no clichê: sua coleção não é só para o tapete vermelho. Looks de duas peças trazem ideias possíveis para o dia a dia, combinando calças a túnicas e coletes alongados.

Alta costura

As cores estão presentes na alta-costura da marca italiana de maneira nada óbvia

A mistura opulenta de pedras, bordados e cores da couture não “pesa” as propostas da Valentino. A maneira de coordenar estes elementos passa longe do óbvio e se alia a outros pontos da coleção para trazer frescor às peças. O vermelho, cor-símbolo da marca, é modernizado em looks de silhueta minimalista. As flores vem bem pequenas em vestidos clean, mas se destacam em cores fortes. Estampas abstratas em ton-sur-ton também trazem para os dias de hoje o repertório da marca.

Pierpaolo Piccioli refresca a alta costura com um olhar afiado para o design e para a diversidade de propostas na passarela. O que, nos dias de hoje, é necessário para um segmento que deve se manter relevante a cada dia. Vida longa ao reinado do estilista à frente da Valentino.

Fotos: Reprodução/Yannis Vlamos/Indigital TV

Inspirações

30 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!