JARDINS DA JARDIN | Jardin.

JARDINS DA JARDIN

É primavera aqui no Brasil e as flores começam a surgir em todos os cantos. Embaladas por esse ambiente cheio de cor, contamos um pouco sobre o pintor Van Gogh e sua paixão pelos campos de Girassol.

Vincent Van Gogh nasceu na Holanda em 1853 e é considerado o maior pintor pós-impressionista de todos os tempos. Ele já não se prendia aos preceitos da arte impressionista e buscou sua estética própria, traçando assim novos caminhos para a pintura. A pintura característica de Van Gogh mostra pinceladas bem marcadas e cores vivas que parecem saltar da tela, diferentemente das pinceladas fluidas do Impressionismo.

 

Em 1888, Van Gogh se muda para a França, onde esteve envolto pelos famosos campos de girassol da cidade de Arles. Ele, que tinha uma preferência clara pela cor amarela, ficou encantado com esses campos floridos. Com o intuito de decorar sua casa – chamada não por acaso de “Casa Amarela” – pintou diversos quadros onde essas flores são o tema principal.  Um deles se tornou uma das obras mais famosas de Vincent, “12 Girassóis numa Jarra” (1988).

 

A pintura dos girassóis se tornou uma das marcas de Van Gogh. Em dezembro de 1888, Paul Gauguin, outro dos pintores notáveis do pós-impressionismo, pintou um quadro de seu amigo Vincent intitulado “O Pintor de Girassóis“.

 

Os girassóis foram tema de Van Gogh e são também fonte de inspiração para nós. Suas cores, formas e seu delicado movimento em busca do Sol nos encantam e são o que tornam os Campos de Girassol tão fascinates.