JARDIN - BACK TO WORK | Jardin | Back to work com estilo

Styling

11 março 2019

Helena Branquinho

Helena Branquinho​ ​é nossa colunista convidada. Uma portuguesa radicada em Belo Horizonte, que dividirá sua paixão - ​a ​moda - conosco, através de um olhar transatlântico e textos com delicioso sotaque português. Você pode conhece-la melhor em seu blog www.helenabranquinho.com e também no instagram. @helenabranquinho.

JARDIN – BACK TO WORK

Meus amigos, acredito que regressar ao trabalho nem sempre seja um dos momentos mais felizes das vossas vidas (felizes das almas que discordarão!…); e largar a liberdade de expressão descomprometida das férias, pelo dress code de algumas empresas (mesmo que não seja explicito, que esteja implícito), pode não ser a melhor luz a ver no fundo de uns dias descontraídos sob próprios comandos!

Mas… A Jardin me desafiou e eu vos disser que os terninhos são das peças mais trendy e indispensáveis (must have, à luz da constituição fashion), de um closet atual, moderno e antenado, atenuaria o vosso sofrimento? (hope so!).

Clássico dos clássicos, mas com uma pegada fashionista! Terninho xadrez.

Não é nome registrado, mas só lhes consigo chamar power suit! (acho que não vou precisar explicar muito porquê)! Vêm no tamanho oversized, em todas as cores e tecidos (dos mais clássicos pied de poule, às cores mais arrojadas e fortes), e acredito que tenham saído de um túnel do tempo de empoderamento para nos armarem enquanto mulheres poderosas e lutadoras que somos!

A verdade é que o terno sempre esteve associado ao empoderamento feminino no universo empresarial e no mundo dos negócios! Até hoje as mulheres têm que travar as suas lutas para se manobrarem em universos maioritariamente masculinos, sexistas, com regras muito próprias e infiltráveis… Começar por roubar o guarda roupa ao sexo oposto, para tentar entrar numa linguagem ditada por linhas retas e estruturadas, pareceu o primeiro passo para derrubar barreiras e impor respeito! Quando a mulher começou a entrar escritório adentro e a passando da cadeira de secretária para a frente, precisou fortalecer a sua imagem e impor-se! Vieram os ternos femininos com ombros exagerados, entre outros artifícios, para uma marca de presença forte!

Numa altura em que lemos “empoderamento”, “feminismo”, “direitos”, a cada esquina digital, (não sei se andamos a ler as mesmas coisas), a adoção do “conjuntinho que muito diz”, parece ser uma escolha natural. Afinal: who is the boss?!…

Terninho Bordô, Hit da estação!

O terno completo também é facilmente desconstruído da visão empresarial, e o próprio design oversized transporta-o para um mundo cool e descolado. Um poder não demasiado certinho, mas para ser levado a sério! Pode não estar sempre na moda, mas não sai de moda, e num curto exercício de divisão, multiplica-se em opções e ocasiões: basta dividir o todo em dois e sobre o resto você já sabe!

E porque o Inverno tarda em chegar, aposte na bermuda, trocando a calça comprida por algo mais fresh, leve, e não menos respeitoso para o local de trabalho. A bermuda é um clássico confirmado, e em tecidos e cortes corretos, não é menos formal nem aceitável.

Deixo ainda a nota: os ternos não estão de malas feitas, e ao que tudo indica não vão nos abandonar tão cedo… podendo até ganhar versões metalizadas para a festa!

Helena Branquinho

www.helenabranquinho.com