George Nakashima: design autêntico e com alma

As árvores tem um ciclo de vida único, e seu crescimento mostra a precisão do timing criativo da natureza. Essa é a lógica que sempre pautou a extensa obra do arquiteto americano George Nakashima, e que também se reflete no seu trabalho de design de mobiliário, principalmente em móveis singulares feitos de pedaços inteiros de madeiras raras.

Os móveis são todos feitos sob medida na George Nakashima Woodworkers, no estado da Pensilvânia, nos EUA. Falecido em 1990, aos 85 anos, o legado e a expertise de George tiveram continuidade pelas mãos de sua filha, Mira Nakashima. Ela comanda, desde então, a empresa e a fundação que levam o nome do pai.

George Nakashima banco Ultimo

O banco Ultimo, com encosto de madeira bruta: forma, função e artesanato

A abordagem na produção dos móveis é de experiência direta com o material. George e, hoje, os artesãos comandados por Mira pensam as peças a partir das possibilidades do material. O objetivo maior é extrair beleza e função, partindo das potencialidades de cada tipo de madeira. Portanto, não se veem características estéticas em evidência, mas sim um design apurado que privilegia a qualidade da matéria-prima e, sobretudo, a habilidade artesanal.

George Nakashima criados

As mesas laterais de linhas retas mostra que os móveis Nakashima também fazem bonito em madeira lisa

E, assim, a madeira é trabalhada e dá vida a variados tipos de móveis. Mesas de canto, de centro e de jantar, chaises, camas, cômodas e até sofás são elaborados com precisão quase cirúrgica pela George Nakashima Woodworkers. O estúdio ainda edita livros sobre o processo de criação dos móveis. O mais requisitado deles é o volume de 1981, “The Soul of a Tree”. Escrito pelo próprio Nakashima, mistura autobiografia com um manual para quem projeta com a madeira, sejam arquitetos, designers ou colecionadores. Para demonstrar ainda mais dedicação ao ofício, a empresa ainda realiza restauração em móveis de madeira antigos.

Fotos: Reprodução/George Nakashima Woodworkers

Inspirações

11 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Tags

design