Festa junina: origem + uma receita deliciosa!

Você já parou para pensar na origem da festa junina, que é tão forte e presente na cultura brasileira? Aqui contamos um pouquinho pra você!

coleção inverno 2016, como usar, e-commerce, how to wear, jardin, Jardin Fashion, loja online feminina, moda feminina, new in, novidades, preview, release, roupas femininas, tendência, tendências, trend, trends, trendy, winter 2016, women’s clothing, women’s fashion, womenswear online, festa junina

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemora-se no país inteiro as festas juninas, que possuem esse nome por estarem associadas ao mês de Junho. O surgimento delas foi no período pré-gregoriano, como festas pagãs em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, durante o solstício de verão no hemisfério norte. Essas comemorações também acontecem em Portugal, nos dias de Santo Antônio (noite de 12 para 13 de Junho, em Lisboa),  São João (noite de 23 para 24 de Junho, no Porto) e São Pedro (29 de junho, em cidades como Sintra e Évora).

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na cultura da região. Lá as comemorações são bem acirradas – duram um mês e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha.

Além das bandeirinhas, as festas juninas têm outros símbolos característicos. No Brasil, como é realizada num mês mais frio, as enormes fogueiras deixaram de ser ‘para pular’, mas também são acesas para que as pessoas se aqueçam ao seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar tudo ainda mais.

As comidas típicas tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal, são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros. Os caldinhos de feijão, mandioca e o famoso quentão também aquecem a temporada!

Para você entrar ainda mais no clima das festividades, que tal aproveitar e fazer esta receita de bolo de fubá com goiabada feita pela Dani Noce do ICKFD? É perfeito para uma mesa de café ou de lanche, além de ser uma delícia! <3