O design tropical e moderno de Zanini de Zanine

O design brasileiro é reconhecido mundialmente pela qualidade e pela estética apurada. Não só por nomes históricos, como Sergio Rodrigues e Lina Bo Bardi, mas também por nomes da atualidade. Um grande exemplo é o carioca Zanini de Zanine, produz mobiliário conceituado desde 2003. O designer cresceu vendo o pai, José Zanine Caldas, também designer, trabalhar. Se formou em Desenho Industrial e fez seu primeiro enquanto estagiava com o próprio Sergio Rodrigues.

Zanini de Zanine

A cadeira Elga, de 2015, destaca a madeira, um dos materiais mais trabalhados por Zanini

O designer iniciou seu trabalho no mobiliário a partir da madeira maciça, usando peças de demolição. Colunas, vigas e mourões de casas antigas viraram cadeiras, poltronas e bancos de formas que equilibram elementos rígidos e orgânicos. Em 2005, Zanini começou a produzir móveis industrialmente, explorando matérias-primas além da madeira.

Zanini de Zanine

A poltrona Zina, criada neste ano, é um dos móveis de produção industrial

Além da estética autêntica e da qualidade impecável, Zanini de Zanine se destaca por transitar com desenvoltura entre o artesanal e o industrial. Nessa última categoria, o designer se vale de madeira de origem controlada, plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para essa linha, ele fundou em 2011 o Studio Zanini, que representa todos os móveis que cria. O estúdio também reedita modelos dos anos 50, criados pelo pai do designer.

Toda essa identidade não passou despercebida. Desde o início da carreira, Zanini venceu os maiores prêmios do design nacional e internacional. Além, claro, de expor nos principais eventos com móveis de seus dois segmentos. Seus produtos são frequentes no Salone del Mobile de Milão, maior referência da área, e já expôs três vezes na Bienal Internacional de Design de Saint-Etienne, na França. Confirmando sua trajetória ascendente, foi premiado como Designer do Ano pela versão para as Américas do renomado evento francês Maison & Objet. Sem dúvida, o design brasileiro ainda muita história pela frente.

Fotos: Reprodução/Studio Zanini

Inspirações

30 June 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Tags

design