Deborah Turbeville e a feminilidade vanguardista

A fotografia de moda retrata, quase sempre, a figura da mulher.  Deborah Turbeville soube mostrar o feminino em suas imagens como poucos fotógrafos o fizeram: com liberdade e sem estereótipos.

A americana de Massachusetts começou a carreira na moda como editora na Harper’s Bazaar americana e se tornou fotógrafa nos anos 70. Sua abordagem ousada e o clima misterioso de suas fotos marcaram época, e ela entrou no rol de grandes nomes da fotografia junto com Helmut Newton e Guy Bourdin. O mistério ficava por conta das técnicas usadas por Deborah, como sépia, cores pastel e a dupla exposição das imagens.

Deborah Turbeville Bath House

A foto acima, The Bath House (1975), reúne todos os elementos do olhar de vanguarda da fotógrafa sobre o feminino

Porém, o traço mais marcante da estética da fotógrafa era a negação da imagem típica da mulher nos anos 70 e 80. A glamazon hipersexualizada deu lugar a uma silhueta esguia, quase frágil, em poses suaves sem afetação. Isso refletia a mudança dos tempos, em que a mulher se libertava de imposições em torno da aparência. Além disso, as fotos de Deborah Turbeville adiantaram a discussão sobre a liberdade de gênero. A aparência andrógina das modelos já sugeriam a fluidez entre o masculino e o feminino tão falada nos dias de hoje.

Deborah Turbeville Valentino SS 2012

A campanha de primavera-verão 2012 da Valentino levou a assinatura de Turbeville: doçura e mistério

Com tantos significados reunidos em seu trabalho, Turbeville foi uma das responsáveis por alçar a fotografia de moda ao status de arte. Teve seu trabalho exibido em grandes galerias pelo mundo, sempre reconhecida por explorar a naturalidade e um certo lado “sombrio” nas mulheres que fotografava.

A fotógrafa faleceu em 2013, levada por um câncer no pulmão. Até o fim da sua vida, seu trabalho seguiu reverenciado pelos grandes nomes da moda. Prova disso foi a campanha que fotografou para a Valentino em 2012, carregada da elegância enigmática que sempre marcou sua estética.

Fotos: Reprodução/Masha Froliak Blog, Breed e Pinterest

Inspirações

11 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!