Classic Blue: Descubra a simbologia e como usar a cor Pantone 2020 - Jardin.

Design

31 janeiro 2020

Camila Bastos

Camila Bastos é jornalista e escreve aqui sobre o universo da Jardin. Temas ligados à cultura, moda com atitude, arquitetura e consumo consciente estarão por aqui duas vezes ao mês, tudo isso com muita mineiridade de quem sabe que cabe o mundo em Beagá.

Classic Blue: Descubra a simbologia e como usar a cor Pantone 2020

Todos os anos, a Pantone Color Institute divulga qual será a cor da temporada e deixa em alvoroço os fãs de arte, moda, design e arquitetura. Em 2020, não foi diferente. No final do ano passado, quando a marca anunciou o Classic Blue 19-4052 nas suas redes sociais, o tema não saiu das pautas das revistas e blogs especializados. 

A marca definiu o Classic Blue como “uma cor estável e eterna, elegante em sua simplicidade” e o tom que vai reger as tendência em 2020 parece ter agradado ao público. É um tom frio, sereno e atemporal. Por ser uma cor fácil de trabalhar, não faltam opções para quem quer integrar o Classic Blue no seu dia a dia, seja, no guarda-roupa, no trabalho ou onde mais a criatividade mandar.

Preparamos esse guia do Classic Blue para você ficar por dentro de tudo sobre a cor do ano e deixar o seu 2020 com ainda mais elegância. Confira!

Como a cor Pantone é escolhida

Mas, afinal de contas, porque é que uma empresa decide qual será a cor do ano e como essa escolha é feita entre tantas opções? A Pantone Color Institute é referência mundial quando o assunto é cor e tem feito esse anúncio desde o ano 2000, quando outro tom de azul foi escolhido, o Cerulean. 

Para decidir a estrela do ano, os especialistas do Instituto investigam a fundo as tendências e anseios em todo o mundo. Filmes, artes plásticas, jogos, destinos de viagem, moda, estilo de vida, publicidade, novas tecnologias e até as condições socioeconômicas são analisadas para essa tomada de decisão. Nada no mundo do design e nas tendências de comportamento podem passar batido por esses profissionais. 

Quais foram as cores do ano nas últimas duas décadas

  • PANTONE 16-1546 Living Coral (2019) 
  • PANTONE 18-3838 Ultra Violeta (2018)  
  • PANTONE 15-0343 Verdura (2017) 
  • PANTONE 15-3919 Serenity e PANTONE 13-1520 Rose Quartz (2016) 
  •  PANTONE 18-1438 Marsala (2015) 
  • Orquídea radiante PANTONE 18-3224 (2014) 
  • PANTONE 17-5641 Emerald (2013) 
  •  PANTONE 17-1463 Tangerine Tango (2012) 
  • Madressilva PANTONE 18-2120 (2011) 
  • PANTONE 15-5519 Turquesa (2010) 
  • PANTONE 14-0848 Mimosa (2009) 
  • PANTONE 18-3943 Blue Iris (2008) 
  • PANTONE 19-1557 Pimenta (2007) 
  • PANTONE 13-1106 Sand Dollar (2006) 
  • PANTONE 15-5217 Blue Turquoise (2005) 
  • PANTONE 17-1456 Tigerlily (2004) 
  • PANTONE 14-4811 Aqua Sky (2003) 
  • PANTONE 19-1664 True Red (2002) 
  • PANTONE 17-2031 Fuchsia Rose (2001) 
  • PANTONE 15-4020 Cerulean (2000) 

Classic Blue: calma e confiança

Para a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman,o Classic Blue é uma cor que evoca estabilidade. “Vivemos numa época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor azul sólida e confiável na qual sempre nos apoiar”, explicou no comunicado oficial que empresa enviou para a imprensa.

Em tempos de efervescências de todos os tipos no mundo inteiro, trazer um pouco de constância e equilíbrio é, certamente, uma boa ideia. Por isso, a diretora também definiu a cor do ano como um porto seguro onde ancorar: “Um azul sem limites como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 19-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação”.

Repercussão da escolha

O Classic Blue repercutiu bem entre os especialistas. A Casa Vogue, por exemplo, apontou que “O uso da cor na decoração promove concentração e ajuda a organizar os pensamentos, um equilíbrio em relação ao ritmo acelerado que a tecnologia nos impõe”.

Como usar a cor do ano

Uma das grandes  vantagens do Classic BLUE é que o tom é muito fácil de combinar. Na moda e na decoração, ele ajuda a criar composições que passam uma ideia de leveza e serenidade. Veja as nossas sugestões!

Classic Blue na moda

O Classic Blue traz inúmeras possibilidades no mundo da moda. É um tom atemporal e bastante versátil, que transmite uma imagem de uma elegância moderna. O classic Blue tem em si uma aura de clássico revisitado e tem tudo a ver com tecidos de qualidade, que valorizam este aspecto.

Ponto de cor

O Classic Blue possui uma potência que pode dar vida à qualquer composição. Nos acessórios, ou na terceira peça, ele pode ajudar a mudar completamente o seu look. Outra boa forma para criar um ponto de destaque no Classic Blue é apostando em peças que tragam a cor com outros tons mais neutros. Para poder combinar sem medo o Classic Blue com peças coloridas, você pode conferir as paletas disponibilizadas pela própria Pantone. 

Look monocromático

Para um visual elegante em qualquer ocasião o monocromático é aposta certa. É um truque para sempre se vestir bem e ainda poder fazer isso rapidamente e sem perder o estilo. O look pode ser montado com peças únicas, como macacões e vestidos, ou com uma combinação de peças no mesmo tom. A alfaiataria minimalista também tem tudo a ver com essa ideá. 

Classic Blue na decoração

Calma, serenidade e elegância. São essas a sensações de um décor inspirado nas paletas do Classic Blue. A cor pode vir em detalhes, como em louças, almofadas e tapeçarias, mas também pode se tornar o ponto focal do ambiente. O Classic Blue harmoniza com diversos estilos de decoração, das mais rústicas às mais refinadas, é tudo uma questão de como integrá-lo ao design. 

Classic Blue na beleza

Não é só nas roupas e na decoração que o Classic Blue promete reinar. Em tempos de maquiagens cada vez mais coloridas, ele tem tudo para ganhar destaque em composições ousadas e divertidas. Além disso, no quesito beleza, este é um tom super democrático, que combina e valoriza todos os tons de pele. 

A simplicidade requintada do Classic Blue facilita a criação de composições diversas, seja no look, na redecoração da sala ou na nova cor do cabelo. A ideia de existir uma cor do ano é que ela seja um guia para as tendências, mas, no final das contas, é você quem sabe o que vai fazer com que você se sinta bem. Se quiser uma ajudinha extra nessa missão, é só assinar a nossa newsletter e receber sempre os nossos conteúdos exclusivos!