A brasilidade global de Paula Cademartori

Que a cultura brasileira seja rica em cores, formas e inspirações, ninguém duvida. Mas poucos conseguem traduzir tudo isso num trabalho autêntico e nada caricato, especialmente quando se olha de fora. Uma dessas ótimas exceções é a designer de acessórios ítalo-brasileira Paula Cademartori, com seus acessórios coloridos e de design arrojado. Nascida em Porto Alegre, se mudou para Milão em 2005 e, depois de passar pela criação de acessórios da Versace, fundou sua marca homônima em 2011.

Modelos clássicos de bolsas e sapatos ganham cores e recortes cheios de vida pelas mãos de Paula Cademartori

Modelos clássicos de bolsas e sapatos ganham cores e recortes cheios de vida pelas mãos de Paula Cademartori

As coleções de bolsas e sapatos de Paula navegam pelos mais variados temas. Contudo, a harmonia das cores e a fluidez das formas mostram com elegância seu DNA brasileiro. Bolsas e sapatos de formas clássicas se tornam únicos graças à combinação de tons e recortes, e também pela matéria-prima. Diferentes texturas de camurça, couro e píton também fazem parte do vocabulário estético de Paula. A designer fabrica suas peças em oficinas artesanais de acessórios na Itália, nas quais cada etapa é feita à mão.

Linhas sinuosas e recortes vazados nos sapatos da designer

Linhas sinuosas e recortes vazados nos sapatos da designer

Enquanto as bolsas se destacam pela sobreposição de recortes e texturas, os sapatos têm linhas curvas e recortes vazados. O jogo de “mostra-esconde”nos pés também tem um quê de brasilidade, que conquistou o mundo. Além de várias lojas online, as peças de Paula têm como ponto de venda grandes multimarcas de luxo mundo afora. As francesas Galeries Lafayette e Le Bon Marché, a inglesa Harvey Nichols e a boutique florentina Luisa Via Roma são alguns endereços que renovam seus estoques com os acessórios de Paula a cada estação. Isso mostra que a designer conseguiu fazer com que vários cantos do mundo se identificassem com sua mistura, a partir de um trabalho singular e global.

Fotos: Divulgação/Paula Cademartori/paulacademartori.com/en/

Inspirações

11 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!