Alfaiataria minimalista: icônica dos anos 90 até hoje - Jardin.

Inspirações

17 julho 2019

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Alfaiataria minimalista: icônica dos anos 90 até hoje

O desejo de moda sempre se renova resgatando referências do passado, mas sem deixar de captar a pulsação do momento. A explosão de informação e tendências dessas primeiras décadas dos anos 2000 está sendo questionada e reinventada e, por isso, as ruas e passarelas vão em direção à simplicidade sofisticada do minimalismo, que foi o último grito fashionista nos anos 90 e se provou atemporal com o passar dos anos. A alfaiataria minimalista, em especial, ganhou cada vez mais espaço nas últimas estações e circula do look do escritório para várias ocasiões. As musas dos 90, que são quase sinônimos do minimalismo, como a supermodelo Kate Moss e a atriz Winona Ryder, mostram que os looks da época ainda carregam muita inspiração para os dias de hoje.

Alfaiataria minimalista

A icônica super modelo Kate Moss é o par perfeito da alfaiataria minimal da Calvin Klein, marca que transformou o estilo num lifestyle

Todos esses ícones de estilo projetaram o estilo de uma marca americana que transformou o minimalismo em estilo de vida: a Calvin Klein. As linhas limpas e livres dos excessos eram sinônimo do que havia de mais moderno e, ao mesmo tempo, a marca era pioneira em trazer o comportamento jovem para suas campanhas, especialmente nas linhas de básicos, como jeans e underwear. Desse jeito, o minimalismo foi além das passarelas e ganhou as ruas no visual de quem criava tendências. Kate Moss, supermodelo que despontou junto com a grife, levou os blazers alongados e de corte reto que usava nas campanhas da grife para dar o toque final em seus looks de jeans e camiseta, o que faz parte de seu estilo até hoje. Winona Ryder, atriz que era dona dos looks mais desejados dos anos 90, também incorporava a alfaiataria minimalista no seu estilo com camisas brancas um pouco mais largas e jeans estilo mom.

Winona Ryder abusava de camisas oversized e jeans fora dos tapetes vermelhos nos anos 90

Hoje, a alfaiataria minimalista ganhou mais fluidez nos tecidos e formas mais amplas, já que desde os anos 90 o conforto e a elegância passaram a caminhar cada vez mais juntos. Mas rever referências icônicas com novos olhos ainda traz frescor na hora de consumir moda.

Foto: The Block Vintage