70's are around the corner! Blog Jardin por Helena Branquinho

Inspirações

20 janeiro 2020

Helena Branquinho

Helena Branquinho​ ​é nossa colunista convidada. Uma portuguesa radicada em Belo Horizonte, que dividirá sua paixão - ​a ​moda - conosco, através de um olhar transatlântico e textos com delicioso sotaque português. Você pode conhece-la melhor em seu blog www.helenabranquinho.com e também no instagram. @helenabranquinho.

70’s are around the corner!

70’s are around the corner!

 

Apesar de termos entrado na segunda década do século (alguém lhe irá chamar anos 20 um dia…), a moda continua os seus ciclos, revisitando décadas, moods, e estéticas de diferentes momentos do século passado (e não só)… reinventados, repaginados, e com o seu twist dos novos tempos. Talvez por nostalgia, talvez por aquela tentativa de resgate, por querermos curtir algo que não foi nosso mas que também queremos experimentar, ou talvez porque o ser humano apesar de estar em constante mudança e evolução, não seja assim tão diferente.

Provavelmente desse lado há pessoas de diferentes idades que irão olhar para isto de forma e com sensações diferentes (às vezes temos a mania de achar que escrevemos para pessoas com a nossa idade, ups!), mas se acha que há um certo glamour, desejo e usabilidade nas roupas dos anos 70, está na hora de olhar para as fotos antigas dos pais, dos avós, ou das suas próprias! Eles estão aí ao virar da esquina, e pode sentir-se o seu perfume nas últimas semanas de moda internacionais (set/out 2019). O seu aroma tem-se estendido até às mais recentes coleções Pré Fall. Ironicamente, para mim e para todos os órfãos de Phoebe Philo na “old” Céline, o mesmo perfume de Hedi Slimane trouxe para a Celine na sua controversa coroação como Diretor Criativo da marca.

 

Celine por Slimane, Spring 2020

 

 

Celine por Slimane, Fall 2019

 

Parece que em menos de nada, as mom jeans serão substitudas de novo pelas flare, e as slouchy poderão ter um reinado mais curto do que o imaginado.

 

O que resgatar?

Victoria Beckham, Spring 2020

 

 

 

Ok, a primeira peça icónica e que nos vem de imediato à cabeça é sem dúvida a calça flare. Provavelmente a marca registrada das décadas de 60 e 70, cada uma com a sua versão. Eu, nos meus quase 40 anos de existência, já vou provavelmente no 30º revivalismo da peça, e não consigo contar pelos dedos as vezes que as tirei e reintroduzi no closet! Lembro-me que era bem adolescente quando elas surgiram pela primeira vez na minha curta existência, e o quanto curti usar as que tinham sido da mãe um dia! Mas na verdade, paralelamente a elas, sempre adorei os casacos estruturados e cinturados na cor tijolo, com bolsos contornados, as golas de camisas beges de neoprene de pontas além da conta, de um pulôver decote em V tricotados sobre uma gola alta. As franjas ladeadas por cabelos longos, e uma combinação básica como uniforme: jeans flare e blazer masculino ligeiramente acinturado. Tudo itens ajudam num look laboral, e pode render boas inspirações para o retorno ao trabalho.

 

Calma, que como sempre não será tão literal! Há sempre a liberdade bem vida de um bom mix de épocas e tendências, e claro: se não se identifica não tem que aderir!

 

Animados? Contem-nos: qual a época que mais gosta de revisitar?

Helena Branquinho

www.helenabranquinho.com