O segredo dos figurinos da premiada Colleen Atwood

No último domingo, aconteceu a premiação do Oscar e o mundo conheceu os grandes nomes da telona em 2017. As categorias mais incensadas são, claro, a de melhor filme, melhor ator e melhor atriz. Mas, entre os prêmios técnicos, os fashionistas ficam de olho em um: o de melhor figurino. Neste ano, a vencedora foi a americana Colleen Atwood, veterana dos camarins de Hollywood.

Colleen Atwood

A figurinista Colleen Atwood ao lado de criação para o longa “A Branca de Neve e o Caçador”.

Colleen estudou pintura em Seattle e começou a trabalhar na moda em 1970, como consultora. Em 1983, fez seu primeiro trabalho no cinema, como assistente de produção. E, desde então, não parou mais. Assinou o figurino de produções de destaque, como os filmes “O Óleo de Lorenzo” e o “Silêncio dos Inocentes”, e é colaboradora frequente de grandes diretores, como Tim Burton e Rob Marshall.

Colleen Atwood

Cena de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, trabalho de Coleen Atwood premiado com o Oscar neste ano.

Aliás, as parcerias com Marshall e Burton renderam dois dos quatro Oscars da figurinista. Os vestidos elaborados da década de 20 do musical “Chicago” levaram a estatueta em 2002 e, em 2010, foi a vez do figurino lúdico de “Alice no País das Maravilhas”. Os filmes de época são o forte de Colleen. Além do último Oscar, por “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, em 2005 foi premiada por “Memórias de uma Gueixa”, ambos ambientados em anos e séculos passados.

Colleen Atwood

Peça do filme “Alice no País das Maravilhas”, uma das muitas parcerias de sucesso com o inglês Tim Burton.

O sucesso das produções de época de Colleen Atwood traz à tona seu minucioso processo de pesquisa. Primeiro, ela se debruça sobre o enredo do filme e as nuances de cada personagem junto ao diretor do longa. Depois, parte para a pesquisa do período histórico, e usa os elementos encontrados para revelar traços específicos de cada persona da trama através do figurino. Uma abordagem mais do que consagrada por 12 indicações e quatro vitórias no Oscar.

Fotos: Reprodução/BTL News, CBC News e ShopEatSleep

Inspirações

30 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Tags

figurino, moda