O DESIGN DE LINA BO BARDI

Design, moda e arquitetura estão sempre em convergência, ainda que isso só tenha sido mais explorado recentemente. Uma das pioneiras nessa abordagem múltipla foi a ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Arquiteta de formação, chegou ao Brasil nos anos 40 para, junto com o marido, Pietro Maria Bardi, fundar o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Lina Bo Bardi

Figurino criado por Lina Bo Bardi para o teatro (1961)

Além realizar projetos inovadores como o próprio MASP, com seu prédio suspenso sobre um vão livre, e o centro cultural Sesc Pompeia, Lina colocou sua criatividade no design de jóias, mobiliário e no desenvolvimento de figurinos. Ainda na década de 40, criou peças com pedras brasileiras e, na década seguinte, desenvolveu móveis, como poltronas e aparadores, em conjunto com o projeto de sua casa, a Casa de Vidro (sua primeira obra construída, considerada hoje ícone da arquitetura moderna).

Brincos, broches, bracelete e embalagens por Lina Bo Bardi

Brincos, broches, bracelete e embalagens – Lina Bo Bardi (1947)

Na moda, Lina desenvolveu figurinos para teatro, mas sua maior contribuição foi num dos primeiros passos do setor no Brasil: idealizou um dos primeiros desfiles de moda do país em 1952, no MASP. As peças eram todas feitas em tecidos artesanais com estampas criadas por grandes artistas do período, como Carybé, Nelson Leirner e Manabu Mabe.

Lina Bo Bardi: Convite do desfile de moda realizado no MASP, assinado pelo artista italiano Roberto Sambonet

Convite do desfile de moda realizado no MASP, assinado pelo artista italiano Roberto Sambonet

Após sua morte em 1992, o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi tem a missão de dar continuidade à atuação do casal Bardi e preservar e divulgar a sua obra. Com sede na Casa de Vidro (que tem visitas guiadas e gratuitas), o instituto tem sempre mostras interessantes em sua agenda. Para quem mora em São Paulo ou está a passeio na cidade, vale conferir a programação: http://institutobardi.com.br/ .

Localização: Rua General Almério de Moura, 200 São Paulo – SP, 05690-080
Contato: (11) 3743-3875
Agendamento de visitas guiadas: educativo@institutobardi.com.br.

 

Fotos: Reprodução/Acervo digital Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e UOL

Inspirações

07 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!