A moda é moderna? O MoMA lança a questão

A moda tem o dom de ser multidisciplinar. Ela agrega sonho e indústria, arte e funcionalidade. E é na convergência de todos esses pontos que faz a história das peças de roupa, que podem mostrar direções futuras para o mundo fashion. Foi pensando nisso que o MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, traz até dia 28 de janeiro a exposição “Items: Is Fashion Modern?”. O “pulo do gato” da mostra é falar sobre moda a partir dos itens, e no da trajetória ou repertório criativo de estilistas. Assim, a análise do lugar da moda na modernidade se torna mais abrangente e traz o olhar de engenheiros e historiadores.

MoMA

A evolução do clássico vestido preto criado por Chanel na retrospectiva do MoMA

A mostra passa por 111 itens, entre roupas e acessórios, que tiveram forte impacto no mundo nos séculos XX e XXI. Alguns exemplos são a calça jeans 501, da Levi’s, e o pretinho básico de Chanel. Entre esses clássicos do vestuário moderno, estão peças de significado cultural e político, como os saris e quipás. O fio condutor da exposição é resgatar como cada item foi projetado, fabricado e distribuído. Por isso, tudo é pensado a partir do estereótipo da forma dos objetos. Assim, a curadora Paola Antonini atinge seu objetivo de explorar as relações entre roupas e funcionalidade, hábitos culturais, estética, política, trabalho e economia.

Ao longo da exibição, designers, artistas, engenheiros e fabricantes de várias gerações falam sobre sua visão acerca destes itens indispensáveis da moda. E vão além: propõem versões deles com novos materiais, técnicas de design e abordagens de concepção. Essa é a forma de conectar o passado ao futuro próximo e distante. E, sobretudo, de dar um panorama das possibilidades do design de moda no futuro.

MoMA

Criação e utilidade são vistas na trajetória das Havaianas, dos coturnos Doc Martens e até dos tradicionais hijabs das muçulmanas

Fotos: Reprodução/Blog MoMA/MoMA PS1

Inspirações

11 janeiro 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Tags

design, moda