Linhas e bordados fazem arte e moda

Um dos desafios da moda é propor novos contornos para silhueta de quem a veste, e isso também acontece na arte. Unindo os dois universos, o artista contemporâneo Maurizio Anzeri cria novos contornos em fotografias vintage, por meio de técnicas de bordados com linhas de diferentes cores e espessuras. O italiano, que vive e trabalha em Londres e é representado pela Saatchi Gallery, faz intervenções sobre fotos antigas, que representam a beleza clássica, procurando trazer à tona outros significados da imagem. Significados estes, que vão além dos ideais estéticos e questionam os efeitos que a busca pela perfeição traz. O artista já levou suas fotos bordadas para importantes galerias e eventos de arte no mundo, como a prestigiada feira de fotografia PARISPHOTO, na França.

O contraste entre as formas das fotografias em preto e branco e as texturas dos diferentes tipos de técnicas de bordados tornam a produção de Anzeri contemporânea, por esta ir além da união de duas mídias artísticas diversas e trabalhar a convergência delas, que se misturam através do bordado.

Bordados Maurizio Anzeri

Fotos vintage tem novo significado com as intervenções de bordado feitas por Maurizio Anzeri

Inspirados pelo trabalho de Anzeri, um grupo de jovens criativos da Lituânia trabalhou por um ano na série de fotografias de moda intitulada ‘GLTZ’. A série satiriza o uso do brilho como sinônimo de glamour. A stylist Milda Cergelyte produziu os modelos e dirigiu as fotos feitas por Ausra Osipaviciute, que retratam tanto homens quanto mulheres. Sobre essas fotos, Gintare Pasakarnyte fez intervenções com linhas e bordados de paetê. A série também brinca com a restrição da imagem “glamourosa” no gênero, rebordando figuras de meninos andróginos com paetês de cores fortes e efeito transparente, e linhas texturizadas e brilhantes.

Bordados fotos GLTZ

Os bordados de Anzeri inspiraram criativos lituanos a fazerem intervenções de bordados na série fotográfica ‘GLTZ’, que satirizam o glamour na moda.

Fotos: Reprodução/Saatchi Gallery e Lancia Trendvision

Inspirações

30 June 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!

Tags

fotografia