Colagens digitais trazem irreverência à moda

A cada estação, as grandes grifes de moda definem sua imagem do momento com as campanhas publicitárias. Muito aguardadas, as campanhas contam com as melhores modelos, fotógrafos e diretores de arte e trazem um conceito de moda fresco, sem que a identidade da marca se perca. Para a próxima temporada, as colagens digitais foram o recurso usado por nomes como Prada, Chanel e Courrèges, num resultado divertido e irreverente.

Colagens digitais Chanel

Os elementos clássicos da Chanel ganham toque pop com a colagem em cores contrastantes

O toque de novidade das colagens é a “subversão” que elas sugerem, a exemplo da Chanel. Símbolos clássicos da maison, como as pérolas e camélias, viraram texturas que são o pano de fundo das colagens. Isso quebra a aura de perfeição da publicidade de moda, que quase sempre procura por uma imagem impecável e glamourosa. O contraste entre a paleta sóbria do inverno da marca e as cores fortes da montagem também é um destaque. Esse truque traz frescor e torna a imagem de uma grife tradicional mais vibrante.

As colagens digitais também reforçam muito bem a imagem de uma coleção. Em seu último desfile, a Prada trouxe uma imagem complexa, com silhuetas diversas sobrepostas e mistura de vários tecidos. Por isso, a contraposição das modelos com as paisagens artificiais das colagens traz à tona o clima quase apocalíptico e disruptivo proposto pela marca italiana para o próximo inverno europeu.

Colagens digitais Prada

A silhueta marcada das modelos contra paisagens difusas ressalta a imagem forte da Prada para o inverno 2017

Marcas históricas que estão renascendo sob um olhar jovem também apostaram nas colagens digitais. A Courrèges, agora sob o comando dos jovens designers franceses Sebastien Meyer e Arnaud Vaillant, começou a trabalhar as montagens no Instagram da marca. A autora das colagens é a artista visual Kalen Hollomon, que transferiu essa linguagem para a campanha da marca. A artista visual nova-iorquina dialoga sempre com a moda em sua obra, com ironia e inteligência. Isso pode ser visto em seu portfólio e em seu perfil no Instagram (@kalen_hollomon).

colagem digital campanha courrèges

A Courrèges renasce na moda com o toque irreverente da artista americana Kalen Hollomon

Fotos: Reprodução

Inspirações

07 June 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!