ALFAIATARIA: SEMPRE ELEGANTE NUNCA FORA DE MODA

O rigor do corte e costura da alfaiataria, normalmente associado aos traços mais rígidos e impecáveis do guarda-roupa masculino, fazem, com muito engenho arte, parte do dia-a-dia do universo das mulheres. Não só porque Coco Chanel tomou de assalto o closet do sexo oposto. Mas também porque o sexo feminino sabe o poder que a boa construção das roupas pode ter sobre si mesmo, e sobre os outros…

Eu, pessoalmente, não dispenso algumas peças de alfaiataria, que considero “chave” no meu closet. Coletes longos, blazers, camisas estruturadas, e se tivesse que eleger uma: um bom par de calças! E… porque seriam as calças uma boa aposta universal? Por norma favorecem toda a gente: seja mais ou menos esguia, e mais ou menos alta, e dão à imagem final aquele toque de compostura estruturada, que gostamos do nosso lado em caso de dúvidas.

 sugestões Helena Branquinho

Com a alfaiataria, até pode construir sempre o mesmo look “déja vu”, mas nunca será erro, ou estará “out.
Felizmente para nós, as linhas de confecção rigorosa têm sido cada vez mais exploradas, estação após estação e saem do lugar comum. Os seus cortes de savoir faire de outros tempos, aliam o seu rigor e estrutura a formas amplas e minimalistas, com características arquitetônicas e de personalidade. Felizmente para nós, são cada vez menos caretas, enfadonhas, e saem do que se espera no escritório, dos lugares de poder, de soberania, e do rigor clássico…

inspiração alfaiataria

inspiração alfaiataria

As ruas são democráticas, e o seu bom gosto também! Sinta-se livre para conjugar a alfaiataria com peças mais esportivas, statement ou minimalistas. Com brilhos e moletons. Com mocassins masculinos ou tênis. Sinta-se livre para dar alguma estrutura à sua imagem sem parecer executiva, ou uma mulher (demasiado) crescida. Porque se alfaiataria é boa aliada para passar mensagens de responsabilidade, mas também é uma grande amiga na hora de nos valorizar, construir a silhueta equilibrada, e explorar a arte de fazer roupas, a nosso favor. Seja no casual ou no clássico. Na linha rigorosa ou desconstruída. As roupas são o que fazemos delas, e nada como cruzarmos e estilos e estereótipos para criar algo novo e mais nosso.

alfaiataria street style

alfaiataria street style

alfaiataria street style

É só tirar os conceitos “escritório”, “trabalho”, “dress code” da cabeça, e sentir essa liberdade de ser feliz em roupas de boa construção.

inspiração alfaiataria JARDIN

Helena Branquinho

Inspirações

11 January 2018

Helena Branquinho

Helena Branquinho​ ​é nossa colunista convidada. Uma portuguesa radicada em Belo Horizonte, que dividirá sua paixão - ​a ​moda - conosco, através de um olhar transatlântico e textos com delicioso sotaque português. Você pode conhece-la melhor em seu blog www.helenabranquinho.com e também no instagram. @helenabranquinho.

Tags