Dries Van Noten: centésimo desfile no auge, em Paris

A última Semana de Moda de Paris, que terminou recentemente, trouxe vários momentos marcantes. Entre a consolidação da nova feminilidade na Dior a um foguete decolando em plena passarela na Chanel, o centésimo desfile do belga Dries Van Noten também foi destaque. Mas não por grandes recursos cênicos ou statements polêmicos. Para o desfile número 100, Dries voltou à esseência da passarela: modelos, luzes e moda.

Dries Van Noten

O desfile de Dries Van Noten casting de modelos musas do designer, como Amber Valetta, Liya Kebede e Daiane Conterato

Para isso, o estilista recrutou modelos que se tornaram musas ao longo de sua carreira. Muitas delas, da safra de Supermodels no fim dos anos 80, início dos anos 90, quando começou a careira. Amber Valetta, Liya Kebede, Alek Wek e Carolyn Murphy eram alguns dos nomes no casting. Das brasileiras, os traços fortes de Daiane Conterato deram o ar da graça. O desfile também revisitou hits da carreira do designer. As estampas, em especial, voltaram misturadas entre si ou com aplicações e recortes. Num ótima sacada, Dries fez um catálogo com todos os prints presentes e sua história para os convidados.

Dries Van Noten

As estampas marca-registrada de Dries coloriram sua alfaiataria oversized

A alfaiataria oversized e atemporal do designers de o tom da silhueta apresentada no desfile. Casacos de abotoadura dupla e trench-coats fizeram par excelente com calças de alfaiataria tipo cenoura, pregueadas no quadril e afuniladas na barra. As jaquetas vieram com linhas mais rígidas, como pede o sportswear que domina a moda atual. Mas, no repertório de Dries, isso sempre foi uma constante.

E no styling, as sobreposições deram o tom. As camadas mostram não tanto uma imagem de moda definida pelo estilista, e mais como as próprias musas usariam. Parkas sobre jaquetas, casacos sobre tricôs. Tudo para mostrar uma mulher urbana e de personalidade única, sem medo de ousar.

Fotos: Reprodução/Kim Weston Arnold/Indigital.tv

Inspirações

07 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!