DIA DA NATUREZA NA JARDIN

Hoje, dia 04 de outubro, é celebrado o Dia da Natureza. Para comemorar essa data, a Jardin selecionou algumas medidas bem fáceis que podem ser adotadas no dia-a-dia e que ajudam a preservar os recursos naturais do nosso planeta.

 

 

06 passos Jardin para um mundo mais saudável:

 

01 – Evite o uso desnecessário de sacolas plásticas. As grandes empresas têm investido em eco-bags bacanas que facilitam o transporte das mercadorias e são reutilizáveis. A rede Verdemar, por exemplo, desenvolveu com a Designlândia e com o estilista Ronaldo Fraga os cinco lindos modelos abaixo.

 

02 – Mantenha os pneus do seu carro calibrados. Lembre-se de verificar quinzenalmente se os pneus estão na calibragem correta. Isso diminui o consumo de gasolina em até 3%. Pode parecer pouco, mas a cada 4L de gasolina economizados, são 9kg de carbono que deixam de ser enviados à atmosfera!

 

03 – O ideal seria que toda pessoa plantasse pelo menos uma árvore na vida, mas todo mundo sabe como essa meta é difícil de ser cumprida nas grandes cidades. Para contornar isso, você pode se cadastrar no site Click Árvore e, usando apenas o botão do mouse, garantir que uma empresa privada doe mudas para o reflorestamento de uma área desmatada.

04 – Escove os dentes com a torneira fechada. Apesar de super simples, essa medida reduz o gasto anual com água em 13.000L! O ideal é abrir a torneira somente na hora de enxaguar os dentes.

 

05 – Não jogue pilhas e baterias usadas no lixo convencional, esses produtos podem liberar substâncias tóxicas no solo. Desde 2006, existe o Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias, o Papa-Pilhas. A reciclagem é feita por uma empresa especializada e licenciada para realizar esse trabalho. O Banco Real é responsável pelos custos de coleta, transporte e reciclagem dos materiais. Os coletores Papa-Pilhas estão presentes nas agências do Banco, encontre a mais próxima de você.

 

Para quem mora em São Paulo, o site E-lixo é uma saída interessante. Você digita seu endereço e encontra o local mais próximo de depósitos para pilhas, baterias, e outros lixos eletrônicos.

06 – Por último, substitua lâmpadas tradicionais por lâmpadas econômicas fluorescentes sempre que possível. Muita gente já adotou essa prática, e não custa reforçar. Essa pequena mudança diminui a emissão de carbono em 68kg por ano!

Esperamos que essas dicas inspirem você a cuidar mais da natureza.