Charlotte Chesnais renova a alta joalheria

Menos conhecida que sua irmã mais famosa, a alta costura, a alta joalheria também traz encanto para o mundo do luxo. Grandes maisons como Chanel e Dior mostram suas coleções de joias em paralelo às coleções de alta costura, mas o calendário das joias também atrai, cada vez mais, novos nomes. Designers jovens trazem novo fôlego para as criações mostradas, dando novos usos aos metais e pedras preciosas. Um bom exemplo é a francesa Charlotte Chesnais, que trabalha com formas gráficas e fluidas.

Charlotte Chesnais

Formas fluidas e o predomínio dos metais marcam o trabalho de Charlotte Chesnais

Charlotte se formou em moda pelo prestigiado Studio Berçot, e logo seguiu para a Balenciaga. Trabalhou por nove anos ao lado de Nicolas Ghesquière nas coleções femininas e lançou a linha de joias da marca. Em 2012, passou a dar consultoria para outras labels do mercado francês, como Kenzo, Mayiet e Maison Kitsuné, e em 2015 lançou sua marca homônima. Logo foi premiada com o importante prêmio de design ANDAM, na categoria de acessórios de moda. O prêmio marcou a primeira coleção da designer, que não segue inspirações sazonais e trabalha com variações de seu DNA. Tanto que numera suas coleções, e apresenta as várias propostas nas feiras e mostras.

Charlotte Chesnais

A designer redesenha os clássicos e pontua suas criações com formas abstratas

Além das formas bem marcadas e leves, Charlotte Chesnais pontua suas criações com formas abstratas. Pulseiras, brincos, anéis e colares se transformam em pequenas esculturas e se adaptam de forma única às partes do corpo. As peças são feitas artesanalmente em ateliês de joalheria por toda a França, e os metais preferidos são a prata e o ouro vermeil. Esse último tem base de prata e é banhado a ouro, e tem aspecto singular. Aliar design apurado ao feito à mão levou o trabalho de Charlotte às multimarcas mais exclusivas do globo, como a Dover Street Market, em Londres, a Luisa Via Roma, em Florença, e a The Webster, em NY.

Fotos: Reprodução/Site Oficial Charlotte Chesnais

Inspirações

30 junho 2018

Deborah Morais

Deborah Morais é uma (futura) designer que adora escrever. Nesse espaço, vai falar sobre vários caminhos que levam à Moda: arquitetura, design, arte, cultura e o que mais inspirar!